terça-feira, 2 de outubro de 2012

O BICHO COMEU


"No mesmo instante o anjo do Senhor feriu a Herodes, pois ele aceitou a honra que só Deus merece. E ele morreu, comido por vermes" (At 12:23).
Normalmente, se alguém é devorado por algum animal, ou é por descuido, ou por acidente. Conhecemos muitas histórias cujo pano de fundo é uma destas duas coisas. Mas o livro de Atos conta a história de alguém devorado pelos bichos por outro motivo. Qual? Vaidade. Herodes era um homem poderoso. Precisamos entender que todo poder é passageiro. Poder é algo que exercemos em nome de alguém ou para alguém. Aquele soberano, poderoso, ao fazer um discurso, parece ter sido tão feliz que o povo exclamou: "É a voz de um deus!". Não é que ele acreditou?
Egolatria é um dos maiores problemas que o ser humano pode confrontar. Quando alguém afirma ser o que não é, ou aceita como verdade o que os outros estão dizendo a seu respeito, começa a correr perigo. Herodes é o modelo perfeito deste homem. Acreditou que o elogio recebido era merecido. "Eu sou deus. Eu sou poderoso. Eu tenho autoridade." No meio cristão alguns se auto-intitulam com tantos adjetivos, atualmente, que, creio eu, às vezes Deus pensa: "Não sei como viverei sem esta pessoa..."!
Herodes tomou para si glória indevida. A glória é só para Deus. Homem nenhum, em nenhum momento, é digno de receber glória. Ainda mais, ser chamado de deus. Na Argentina. dizem que Pelé é rei, mas Maradona é deus... Abriram até uma igreja para cultuá-lo.
Herodes caiu morto no instante em que aceitou uma glória que não lhe pertencia. O Texto Sagrado tão somente afirma: "...ele aceitou a honra que só Deus merece". Num instante, os vermes vieram sobre ele e o devoraram (At 12:23).
Lembra-se da história de nossa infância? "Cadê o toucinho que estava aqui? — O gato comeu!!!!" Pois é! O grande ladrão da alegria continua devorando os insensatos que não sabem dar glória a Quem é devida.
Pensamento: Toda glória pertence unicamente a Deus!
Oração: Pai, ajuda-me a entender quem sou eu! Preciso, a cada dia, lembrar-me de que sou nada mais do que criatura! Criado para o louvor da Tua glória. Em nome de Cristo, amém!
Leitura: Mateus 11:20-30 – Levítico 13 – Provérbios 25
Este devocional faz parte integrante do livro Bálsamo e Mel. Direitos reservados do autor.

Nenhum comentário: