sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A VIDA MODERNA

A evolução social e o modernismo tem contagiado homens e mulheres, que, cada mais, vez moldam-se aos padrões de comportamento e de relacionamento ditados pela mídia e pela própria sociedade. O consumismo e o individualismo atingem os casais modernos e neles imprimem sua nota.

o marido acorda cedo, as vezes mais cedo que a mulher, e sai para o dia inteiro de trabalho. Almoça fora, pois o tempo não lhe permite estar em casa com a família. A mulher, que conquistou seu espaço no mercado de trabalho no século xx, sai igualmente para a labuta, da qual não pode abrir mão, sob pena de comprometer o orçamento domestico. Os filhos, que "precisam" ser preparados para o futuro, são cada vez mais "treinados" em escolas com técnicas pós-modernas de pedagogia, pela manhã e, a tarde, fazem aula de judô, natação, inglês, espanhol etc. N ossos filhos são colocados em centros de ensino até para aprender a jogar bola, pasmem! Então, quando 0 dia acaba, 0 marido chega em casa e se vê no direito de assistir a um pouco do telejornal. 0 jantar se faz na sala mesmo, em frente ao televisor.Depois do telejornal Do marido, e a vez da novela da esposa. Os filhos fazem a tarefa escolar ou jogam videogame no computador. Eis a vida moderna! o que poucos sabem e que essa vida moderna já existe há pelo menos 6.000 anos! A Bíblia apresenta, em Genesis, capítulo 4, a partir do versículo 17, a descendência de Caim. Ali, podemos ver um homem que tinha duas mulheres (Lameque, casado com Ada e Zilá - versículo 19) e quatro filhos:

Jabal, que se preocupava com 0 sustento (ele possuía rebanhos - versículo 20); Jubal, que buscava alegria (foi 0 inventor dos instrumentos musicais - versículo 21); Tubalcaim, que não se sentia mais seguro (ele fabricava armas - versículo 22); e Naamá, a única filha, que perdeu a beleza interior( 0 seu nome significa "aquela que se embeleza" - versículo 22).

Assim, 0 padrão familiar de um marido com duas mulheres, com filhos absolutamente distantes um do outro, que s6 se preocupam em ganhar dinheiro, diversão, violência e aparência exterior, tido como um mal moderno, em verdade, iniciou-se muito antes.

Mas 0 que Deus tem preparado para aqueles que 0 buscam com sinceridade?

Seria a família moderna da atualidade? Não! O que Ele tem para os que 0 temem e a família abençoada da eternidade! o Salmo 128 nos mostra essa família:

"Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comeras,feliz serás, e tudo te ira bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos como rebentos de oliveira, a roda da tua mesa. Eis como será abençoado 0homem que teme ao SENHOR!"

o mais importante, caro leitor, é que esse padrão familiar está a nosso alcance. Não precisamos nos espelhar numa sociedade que acha que é moderna, mas que, em verdade, está decadente. Precisamos é olhar para a Palavra de Deus e nela buscar nosso padrão familiar.

Jesus é nosso Senhor!

Árvore da Vida ano 18-Nº 185

Nenhum comentário: