domingo, 13 de abril de 2008

A importância da comunicação no casamento

I- Qual a importância da comunicação no casamento?

Primeiramente vamos definir o que é comunicação. É o ato ou ação de transmitir uma informação, dialogar, é quando duas ou mais pessoas conversam intercaladamente, um por vez.

A comunicação é imprescindível dentro de qualquer relacionamento. No ato de comunicar, estamos em comunhão e associação com o nosso cônjuge, envolvendo amizade e incluindo participação em seus sentimentos e experiências do dia-a-dia. Comunicação envolve um relacionamento com propósitos e atividades comuns; fala de parceria, cumplicidade, amizade e amor. A comunicação é de suma importância para o casamento, pois na velhice, quando a chama da paixão perde sua força o que nos resta é o carinho, o amor, amizade e o que mantém vivos estes sentimentos é o dialogo. Sendo assim é melhor estarmos casados com quem gostamos de passar horas e horas conversando.

II- Quais os problemas causados pela falta da comunicação?

Na atual sociedade, muitos são os conflitos causados pela falta de comunicação, principalmente no seio da família, que é o projeto de preferência e excelência do coração de Deus. Vemos que muito da comunicação foi perdido e várias conseqüências foram geradas, promovendo confusão entre o casal, atingindo os filhos e todos que fazem parte dessa estrutura e tudo por causa da falta de diálogo.

Dentro do casamento o conflito é criado porque existe uma falha em fazer um ao outro feliz. Os cônjuges se frustram quando suas necessidades não estão sendo supridas. Muitos casais falham por não dar atenção um ao outro, magoam-se mutuamente, não se protegem. No casamento, as necessidades são diferentes e não podemos desperdiçar esforços tentando satisfazer necessidades erradas.

A falta de comunicação gera muitos problemas e se não for resolvido logo levanta uma barreira que se tornará intransponível, levando a um afastamento irreversível a menos que o nosso construtor de pontes o Senhor Jesus entre em cena.

III- Como homem e mulher se comunicam ou não?

- Como homens e mulheres se comportam quando estão reunidos?

- Por que as mulheres falam mais do que os homens?

- O homem raciocina calado e a mulher falando

- Por que os homens querem sossego quando chegam do trabalho?

- Como homens e mulheres descrevem os fatos?

- Como deixar um homem maluco?

- Os homens são literais e as mulheres são emocionais

- Como homens e mulheres ouvem

- Por que a mulher muda a voz quando quer algo do homem?

- Pó que as mulheres se comunicam por código?

Como homens e mulheres se comportam quando estão reunidos?

Quando os homens se reúnem para assistirem a uma partida de futebol, a conversa se resume a petições do tipo: Me passa a cerveja, passa o salgadinho ou a carne pra cá. E alguns gritos de espanto, tristeza, alegria ou raiva.

Quando as mulheres se reúnem na frente da tv elas aproveitam para colocar a conversa em dia. Se estiverem caladas é sinal de problema no ar.

Os homens não sentem tanta necessidade de conversar e por isso têm dificuldades em expressar seus sentimentos. Não é a toa que os homens preferem os cartões que possuem dizeres longos, assim sobra pouco espaço pra ele escrever.

Por que as mulheres falam mais do que os homens?

Porque a mulher tem duas áreas no cérebro responsáveis pela fala, a principal fica na parte frontal do lado esquerdo do cérebro e a outra no direito. Como a fala é restrita a áreas específicas o cérebro fica livre para realizar outras tarefas. Por isso dificilmente a mulher fica calada enquanto faz alguma atividade.

O homem raciocina calado e a mulher falando

Como o homem evoluiu como caçador, ele tinha que ficar em silêncio pra não espantar a caça. E mesmo hoje, ele não perdeu este hábito. Assim sendo quando o homem precisa raciocinar ou resolver algum problema, ele o faz calado. Só se manifesta quando o problema está resolvido. A conversa do homem se passa dentro de sua cabeça por causa de sua dificuldade de verbalizar e o homem não consegue raciocinar enquanto fala.

Já a mulher tem a fala como principal forma de expressão e isso é uma vantagem. Para ela pensar em voz alta é uma forma de agradar e compartilhar. Pena que o homem não entenda.

Vejamos:

- quando um homem tem um dia cheio ele diz: Meu dia hoje está cheio

- quando uma mulher tem um dia cheio ela diz: Ela faz uma descrição detalhada de todas as suas atividades sem estabelecer prioridade. Na verdade ela está dando voz ao seu pensamento.

Quando uma mulher fala de um problema ela não espera uma solução

Quando um homem se cala não quer dizer que esteja com problemas

Por que os homens querem sossego quando chegam do trabalho?

Mulheres e homens precisam se comunicar durante o dia, o problema está na quantidade de palavras que cada um precisa utilizar por dia. A mulher necessita dizer 20 mil palavras diariamente para se sentir bem, já o homem para se sentir parte de uma sociedade necessita de no máximo 7 mil palavras, porém se utilizarem apenas 5 mil já se dão por satisfeitos.

Geralmente quando o homem chega em casa ele já esgotou seu estoque de palavras e a mulher ainda tem pelo menos 30% o que é quase todo o estoque diário do homem. Por isso quando o homem chega em casa ele quer sossego, pois já falou demais para um dia e sua esposa precisa dar baixa em seu estoque.

O maior problema é que o homem não entende que a mulher precisa esgotar este estoque, então ela fala, e fala, e fala. Muitas vezes o homem acha que ela está querendo uma solução e a interrompe a toda hora para sugerir algo, achando que está resolvendo o problema dela, quando o que ela quer na verdade é ser ouvida sem interrupção, só isso.

Como homens e mulheres descrevem os fatos?

Homens são diretos, curtos e rápidos. Mulheres são indiretas e detalhistas.

Como os homens possuem certa de dificuldade em verbalizar seus sentimentos, quanto mais rápido ele passar uma informação melhor pra ele. Já a mulher tem facilidade e necessidade de se comunicar e para ela falar detalhadamente é sinal de afeto e atenção para com o próximo.

Quando os querem alguma coisa eles pedem diretamente e sem rodeios já as mulheres são indiretas, fazem o maior rodeio e ainda reclamam quando não entendemos suas insinuações. Vejamos:

O homem- querida você quer casar comigo?

A mulher- querido todos os nossos amigos já se casaram. O último casamento foi lindo!

Como deixar um homem maluco?

Basta colocá-lo no meio de uma conversa entre várias mulheres. Seu cérebro não consegue acompanhar o ritmo frenético da conversa, pois ela passam de um assunto a outro sem o menor aviso, e depois voltam ao assunto anterior, mais uma vez sem sinalizar. O mais interessante é que todas elas se entendem e os homens ficam completamente perdidos. Isso porque o cérebro do homem é analítico.

Os homens são literais e as mulheres são emocionais

O vocabulário não é um ponto forte das mulheres. Por isso não se preocupam com a definição exata da palavra, o que importa é expressar o seu sentimento naquele dado momento, mas o homem por sua vez com seu raciocínio analítico interpreta literalmente cada palavra. Por isso muitas vezes as mulheres são acusadas de fazerem tempestade em copo d’água. Como no caso do vestido igual. A mulher compra o melhor vestido para um casamento, e ao chegar se depara com outra mulher com um vestido exatamente igual ao seu e da mesma cor. Ela volta-se para o marido e diz: EU QUERO MORRER, NÃO FICO NEM MAIS UM MINUTO NESTE CASAMENTO. O interessante é que a outra diz a mesma coisa. Os homens acham um absurdo as mulheres quererem morrer por causa de uma besteira dessa. No entanto nenhuma das duas queria realmente morrer, só estavam expressando sua profunda tristeza por encontrar alguém com o mesmo vestido, pois todas querem ser únicas.

Quando elas começam a atacar dizendo que seus maridos nunca mais lhes deram flores, bombons ou levaram ao cinema, coisas que eles fizeram a menos de um mês. O que elas na verdade querem dizer é que estão frágeis, carentes e precisam de um pouco mais de atenção, só isso.

Como homens e mulheres ouvem

As mulheres usam em média 6 expressões em um período de conversa de 10 s para refletir e corresponder às emoções de quem fala. Ela percebe o significado do que ouve pela entonação da voz e da linguagem corporal do interlocutor. Por isso muitos homens ouvem a celebre frase “por que está falando comigo neste tom” e ficam sem entender o por quê desta pergunta.

Já os homens parecem estatuas quando ouvem alguém, é um recurso para fazer com que se sintam donos da situação, isso não significa que sejam insensíveis, apenas aprenderam que demonstrar emoções é sinal de fraqueza. Quando caçadores não podiam sentir, muito menos demonstrar medo, pois o medo tem cheiro e dependendo da caça, ao sentir o cheiro do medo poderia atacá-lo. É apenas uma máscara de defesa, na verdade ele sente do mesmo modo que a mulher, só não demonstra.

Por que a mulher muda a voz quando quer algo do homem?

Por que ela sabe (inconscientemente) que uma voz mais aguda e mais melodiosa desperta no homem um instinto protetor e quando este instinto é despertado é muito difícil do homem lhe dizer não. Por outro lado a mulher faz este tipo de voz quando está interessada no homem que por sua vez corresponde engrossando a voz.

Pó que as mulheres se comunicam por código?

Como as mulheres estavam inserida em uma sociedade machista e patriarcal onde elas não passavam de um bem antes do pai e depois do marido, não possuindo direitos e apenas deveres, elas desenvolveram um tipo de comunicação entre si, uma forma de comunicação que os homens não entendessem, pois dependendo do assunto, se fossem descobertas, levariam surras homéricas. Daí surgiram os códigos femininos, elas conversam por gestos, linguagem indireta ( coisas que para os homens não fazem o menor sentido) e com os olhos, literalmente os olhos das mulheres falam. Tudo isso é culpa dos homens que hoje tanto reclamam por não entenderem estes códigos. É uma forma da mulher dar o seu recado sem sofrer represálias.

CONCLUSÃO

Sem comunicação, sem dialogo, um relacionamento sadio se torna doente e morre.

Tudo isso por falta de comunicação. Seria tão mais fácil se cada um falasse de seus sonhos, desejos e expectativas ao invés de ficar esperando que o outro adivinhe. Não é à toa que Deus abomina a adivinhação. Se você não gosta de algo ou quer algo, fale e seja direto, não espere que seu cônjuge perceba ou adivinhe, pois ele pode perceber ou adivinhar errado.

Para vivermos bem devemos entender como cada um age e reage e não nos aborrecermos, mas também conscientes destes fatos, fazermos o possível para não desagradarmos nosso cônjuge.

Mensagem ministrada na Igreja Metodista Central em Teófilo Otoni no dia 28 de fevereiro de 2008.

André Sabatini

Nenhum comentário: