sábado, 15 de outubro de 2011

Como Manter a Família Feliz –parte 1

Salmo 128
Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho das tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor. De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida, e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel.
Esse salmo tão bem escrito por Davi, nos dá um perfil de uma família feliz. Desde o princípio o desejo do coração de Deus é que seus filhos tenham famílias estruturadas e felizes.
Toda família que teme ao Senhor colhe os frutos de sua obediência: um bom casamento e uma família ajustada. Essas são as maiores bênçãos da vida, muito mais que bens materiais.
A família é a base da sociedade e o casamento é a base da família, por isso precisamos proteger o casamento.
Antes precisamos definir o que é família.
¨ DEFINIÇÃO JURÍDICA:
A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 2006), no seu art. 5o, II, que a família deve ser “compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa"
¨ DEFINIÇÃO RELIGIOSA:
Família constitui uma dimensão fundamental da sociedade. A família – hoje é necessário precisá-lo – é entendida como união entre um homem e uma mulher, necessariamente referida à geração dos filhos e publicamente reconhecida pelo contrato matrimonial. (Scola, 2003, p.211)
¨ SOCIOLÓGICA
Uma associação de pessoas que escolhe conviver por razões afetivas e assume um compromisso de cuidado mútuo e, se houver, com crianças, adolescentes e adultos. (Szymanski, 2002, p. 9);
¨ PARA INSTITUTOS DE PESQUISA
Família é o grupo domiciliar. Assim, nos censos demográficos e outras pesquisas domiciliares (tipo PNAD), o alcance máximo de uma família vai até os limites físicos da moradia.
Uma mesma família (definida pelos laços de parentesco e de ajuda mútua) que ocupe dois domicílios é contabilizada como duas famílias (Alves, 2007)


¨ LÉVI STRAUSS( 1974:17)
“A família é um grupo social que tem origem no casamento, é uma união legal com direitos e obrigações econômicas, religiosas, sexuais e de outro tipo. Mas também esta associado a sentimento como o amor, o respeito ou o temor”.

Nenhum comentário: