domingo, 10 de junho de 2012

REDUZINDO  AS TENSÕES NO CASAMENTO


Será que é possível reduzir as tensões no casamento?
A resposta é sim.
E como isso é possível? Através da consideração e do elogio, da comunicação e de uma vida sexual saudável.

1. CONSIDERAÇÃO E ELOGIO

A consideração é a base de um relacionamento saudável e duradouro e o elogio é a expressão natural do amor. E quando se torna o nosso estilo de vida, nos livra de sermos egocêntricos e nos capacita a focalizar no outro. Eles abrem canais de comunicação, constroem unidade e harmonia, intensificam a auto-estima de nosso cônjuge, dão energia ao companheirismo e faz de meu cônjuge, depois de Deus o centro de minhas afeições.

a)      Abrindo os canais da comunicação

Quando não falamos negativamente de nossos cônjuges em público e sim de suas qualidades mantemos os canais de comunicação abertos. Isso se chama proteção, suporte.

b)     Construindo a unidade e a harmonia

O agradecimento transforma nossas disposições negativas em atitudes positivas. O elogio nos encoraja a cuidarmos mais um do outro. Quem não gosta de receber um agradecimento por algo que fez? Experimente elogiar ou agradecer seu cônjuge por algo que é dever dele realizar, você se surpreenderá com o sorriso que brotará espontaneamente em seu rosto. O elogio tem mais valor quando não é esperado.

c)      Intensificando a auto-estima

O elogio genuíno sempre levanta aqueles que estão ao nosso redor. Se o elogio não for sincero é melhor não ser dito.

d)     Dando energia ao companheirismo

A consideração e o elogio dão novas forças e ânimos ao nosso cônjuge e o faz voar mais alto e mais longe.

e)      Dando a importância devida ao cônjuge

Quando elogio meu cônjuge, estou demonstrando minha consideração por ele, e dizendo que me importo com ele e que depois de Deus ele é o centro de minhas afeições.

f)       Como elogiar?

  1. Encontre qualidades dignas de elogio
  2. Demonstre gratidão regularmente
  3. Ofereça um sacrifício de elogio
A CONSIDERAÇÃO E O ELOGIO SÃO O PRIMEIRO PASSO PARA A RESTAURAÇÃO DA INTIMIDADE.

Dinâmica – encontre 5 motivos dignos de elogio em seu cônjuge.


2. COMUNICAÇÃO

      Sem comunicação não há comunhão, não há intimidade, não há relacionamento. Sem comunicação o amor se vai e o casamento se desfaz.
      Comunicação é mais do que simplesmente falar algo para alguém, é transferência de conteúdo. E quando falamos de comunicação no casamento o conteúdo a ser transferido é a sua essência, é quem você é, seus medos, seus sonhos, seus projetos, suas emoções. É se dar a conhecer ao seu cônjuge, é se revelar, é tirar o véu de sua alma.
      A comunicação inclui alguns fatores que precisam estar presentes para que ela ocorra sem problemas, que são: quem fala (emissor), quem ouve (receptor), o que foi dito (mensagem) e o meio utilizado (canal) para se entregar a mensagem, que pode ser diretamente ou através de aparelhos (telefone) .

a)      Quem fala, onde fala, quando fala e como fala

Aquele que fala deve escolher a hora e o local adequados para transmitir a sua mensagem. Às vezes o ambiente não é propício para uma conversa e pode causar ruído na comunicação causando um mal entendido.  E devem saber dosar o tom da voz. As mulheres são muito sensíveis as alterações na voz de seus maridos.

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15:1

b)     Quem ouve, onde ouve, quando ouve e como ouve

Saber ouvir é a parte mais difícil da comunicação, pois muitos querem falar, mas poucos querem parar o que estão fazendo para ouvirem de fato o outro. Já experimentou falar com um homem que está assistindo a uma partida da final do brasileirão quando é o seu time que está jogando ou com uma mulher quando está assistindo ao último capítulo da novela? Você pode até falar, mas nenhum dos dois vão ouvir.

Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. Mateus 13:13

c)      O corpo fala

Realmente o corpo fala. Existem momentos em que um gesto de carinho fala mais que mil palavras. Por isso quando for elogiar, dizer o quanto seu cônjuge é importante, fale também com o corpo. E lembre-se de uma coisa, a boca pode mentir, mas o corpo não. 

d)     O corpo ouve

Quando você fala através de carícias o outro ouve com os ouvidos da pele, da emoção. Então sussurre todos dias na pele de seu cônjuge o quanto você o ama. Não economize carícias, é bom pra quem dá, é ótimo pra quem recebe e não custa nada.
e)      A comunicação na oração

Não há momento mais íntimo na comunicação entre um casal, do que quando oram juntos. Se derrame diante de Deus e de seu cônjuge durante os momentos de oração.


A COMUNICAÇÃO É O PASSO QUE DESPERTA O DESEJO DA INTIMIDADE SEXUAL – INICIE A COMUNICAÇÃO AO ABRIR OS OLHOS PELA MANHÃ.

Dinâmica – Diga para o seu cônjuge o quanto você o ama sem usar palavras. (30 s)

3. SEXO

O sexo é forma mais profunda de comunhão entre um homem e uma mulher, pois faz uma ligação entre corpo, alma e espírito (Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.Gênesis 2:24). Para um casal poder desfrutar de todo o prazer que Deus colocou a nossa disposição no ato sexual é necessário que haja completa sintonia, intimidade e comunhão entre o casal nas três esferas do seu ser ( corpo, alma e espírito). O sexo é o melhor remédio para aliviar a tensão e o stress. Infelizmente alguns casais nos momentos de tensão diminuem a freqüência sexual.
Há uma diferença entre homens e mulheres na forma de encarar a tensão. Se o homem estiver tenso ele quer fazer amor para aliviar a tensão, já a mulher só consegue fazer amor se estiver relaxada, se estiver tensa, não rola.

O que fazer, então para manter a chama da intimidade sexual acesa?
           
a)      Mantenha o romance vivo

1.      Transforme seu quarto num ninho de amor
2.      Cuide da aparência e da saúde
3.      Crie um clima

b)     Elimine os obstáculos para o amor

1.      Evite o cansaço
2.      Evite interrupções depois que fechar a porta do quarto
3.      Seja criativo
4.      Resolva os problemas antes de fechar a porta do quarto

c)      Seja moderado


1.      Não às vezes quer dizer não
2.      Respeite os sentimentos e limitações do outro
3.      Demonstre afeto
                          

UMA NOITE DE AMOR INESQUECÍVEL REQUER PLANEJAMENTO. QUE TAL COMEÇAR A PLANEJÁ-LA AGORA?

Dinâmica -  um de frente para o outro, olhando nos olhos. ( levá-los a lembrar dos momentos românticos).  Agora sussurre algo no ouvido dela que desperte suas emoções e desejos. Responda no ouvido dele se nesta noite Deus vai dar a vitória a ele.

Quão formosa, e quão aprazível és, ó amor em delícias! 
Eu sou do meu amado, e ele me tem afeição. Cânticos 7:6,10 

Nenhum comentário: