sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A FÁBULA DOS FABULOSOS

"Era uma vez um homem que vivia à beira de uma estrada e que vendia cachorro quente. Ele não ouvia bem, por isso não tinha rádio. Ele tinha problemas com os olhos, por isso não lia jornais.
Mas ele vendia bons cachorros quentes, colocava cartazes pela estrada, fazendo propaganda da qualidade dos cachorros quentes, ele ficava à beira da estrada e oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava. Lentamente foi aumentando as vendas e também cada vez mais aumentava a compra de carne e de pão. Também comprou um fogão maior para melhor atender os fregueses e o negócio prosperava.
Conseguiu dar boa escola ao filho. Finalmente o filho já formado voltou para casa, para ajudar o pai. Mas então uma coisa aconteceu, o filho falou para o pai: - " Pai, então você não ouve rádio? Você não lê jornais? Há uma grande crise no mundo, a situação na Europa é terrível. A situação aqui no pais é ainda pior, tudo está indo para o "vinagre"!

O pai pensou: - "Bem, o meu filho estudou, lê jornais, ouve rádio e só pode estar com razão". O pai foi diminuindo as compras de carne e pão, colocava mais água no molho de tomate, passou a comprar produtos mais baratos e inferiores para os ingredientes, tirou os cartazes de propaganda, já não mais forçava a venda em voz alta, abatido pelas notícias de crises.
As vendas foram caindo, foram caindo... O pai falou para o filho: - "Você estava certo meu filho, nós realmente estamos no meio de uma grande crise".

“A CRISE EXISTE PARA AQUELES QUE ACREDITAM NA CRISE

E SE DOBRAM À ELA !”

A VIDA MODERNA

A evolução social e o modernismo tem contagiado homens e mulheres, que, cada mais, vez moldam-se aos padrões de comportamento e de relacionamento ditados pela mídia e pela própria sociedade. O consumismo e o individualismo atingem os casais modernos e neles imprimem sua nota.

o marido acorda cedo, as vezes mais cedo que a mulher, e sai para o dia inteiro de trabalho. Almoça fora, pois o tempo não lhe permite estar em casa com a família. A mulher, que conquistou seu espaço no mercado de trabalho no século xx, sai igualmente para a labuta, da qual não pode abrir mão, sob pena de comprometer o orçamento domestico. Os filhos, que "precisam" ser preparados para o futuro, são cada vez mais "treinados" em escolas com técnicas pós-modernas de pedagogia, pela manhã e, a tarde, fazem aula de judô, natação, inglês, espanhol etc. N ossos filhos são colocados em centros de ensino até para aprender a jogar bola, pasmem! Então, quando 0 dia acaba, 0 marido chega em casa e se vê no direito de assistir a um pouco do telejornal. 0 jantar se faz na sala mesmo, em frente ao televisor.Depois do telejornal Do marido, e a vez da novela da esposa. Os filhos fazem a tarefa escolar ou jogam videogame no computador. Eis a vida moderna! o que poucos sabem e que essa vida moderna já existe há pelo menos 6.000 anos! A Bíblia apresenta, em Genesis, capítulo 4, a partir do versículo 17, a descendência de Caim. Ali, podemos ver um homem que tinha duas mulheres (Lameque, casado com Ada e Zilá - versículo 19) e quatro filhos:

Jabal, que se preocupava com 0 sustento (ele possuía rebanhos - versículo 20); Jubal, que buscava alegria (foi 0 inventor dos instrumentos musicais - versículo 21); Tubalcaim, que não se sentia mais seguro (ele fabricava armas - versículo 22); e Naamá, a única filha, que perdeu a beleza interior( 0 seu nome significa "aquela que se embeleza" - versículo 22).

Assim, 0 padrão familiar de um marido com duas mulheres, com filhos absolutamente distantes um do outro, que s6 se preocupam em ganhar dinheiro, diversão, violência e aparência exterior, tido como um mal moderno, em verdade, iniciou-se muito antes.

Mas 0 que Deus tem preparado para aqueles que 0 buscam com sinceridade?

Seria a família moderna da atualidade? Não! O que Ele tem para os que 0 temem e a família abençoada da eternidade! o Salmo 128 nos mostra essa família:

"Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comeras,feliz serás, e tudo te ira bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos como rebentos de oliveira, a roda da tua mesa. Eis como será abençoado 0homem que teme ao SENHOR!"

o mais importante, caro leitor, é que esse padrão familiar está a nosso alcance. Não precisamos nos espelhar numa sociedade que acha que é moderna, mas que, em verdade, está decadente. Precisamos é olhar para a Palavra de Deus e nela buscar nosso padrão familiar.

Jesus é nosso Senhor!

Árvore da Vida ano 18-Nº 185