quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Como manter a família feliz - final


O que fazer então??
Seguem algumas dicas:
-          Nunca deixe a televisão ligada o tempo todo, ao contrário, mantenha habitualmente desligada, utilizando-a para assistir em família os programas selecionados, principalmente se as crianças forem pequenas;
-          Selecione e marque com antecedência os programas, canais e horários que vale a pena assistir;
-          Procure estar presente para orientar a utilização da televisão e dos vídeos.
-          Interprete filmes, novelas, programas, dando a verdadeira e honesta visão dos temas.

Assim, você estará formando no jovem o critério pessoal que eles precisarão futuramente para orientar a própria vida.

“A entrada da televisão nos lares, modificou hábitos, costumes e horários familiares, mas não é capaz de destruir seja o que for, se os pais não deixarem que o faça. É a atitude que os pais adotam perante ela,  tornando-a um meio, um instrumento a seu serviço, e não o contrário,  o que vai ditar a sua influência positiva ou negativa”.

É melhor passar 30 minutos lendo um livro com o filho do que duas horas assistindo ao programa de televisão inadequado”.

A televisão é a imagem da besta que confunde vulgaridade com entretenimento popular. Que erotiza a programação em horários em que é alta a audiência infantil, que põe no ar crianças se fazendo de adultas e que depois, hipocritamente, se diz chocada com as decorrências dessa leviandade criminosa, como a pedofilia ou a gravidez adolescente. A TV é a imagem da besta que explora a violência na tela sob todas as formas e depois tira o corpo fora, quando o banditismo explode e a sociedade, aparvalhada, busca os culpados por sua insegurança. A televisão é a imagem da besta que presume a incapacidade do povo de apreciar o melhor, e insiste em lhe dar o pior. Que prefere investir nessa infinidade de programas de mexericos e futilidades, cada vez mais iguais entre si, irmanados na falta de assunto e na supervalorização do que não tem valor algum. Que prefere incentivar a idiotice de tantos shows de auditório em vez do bom telejornalismo ('custa muito caro'), da música de qualidade ('não vende disco'), do documentarismo inteligente ('é chato') e da melhor dramaturgia ('é muito sofisticada').
A televisão, por fim, é a imagem da besta que assiste a tudo isso e não apenas aceita como gosta e aplaude, sem perceber o quanto se degrada. Porque, assim como o Criador nos fez a sua imagem e semelhança, a TV também pretende ser nosso espelho. E não adianta dizer que é o diabo que aparece nele, quando o que ele reflete é o lado mais feio de nossa própria cara.
Gabriel Priolli escreve em ÉPOCA na quarta semana do mês


Pv 4:25 Dirijam-se os teus olhos para a frente, e olhem as tuas pálpebras diretamente diante de ti.

O que você tem olhado?

Dt 6:8 Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; Onde você tem colocado os seus olhos?

Sl 119:37 Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.

Como você tem olhado a sua vida e família?

Todas às vezes que colocamos nossos olhos no que não convém, desviamos nossa visão do foco correto.

Muitas vezes olhamos para algumas situações na nossa casa e não sabemos nem o que pensar, mas Deus quer nos ensinar a olhar para as situações com a visão da águia, para que vejamos não as situações como se apresentam, mas como serão de acordo com a vontade de Deus.

Mt 5:8 Eu, porém, vos digo que todo aquele que [olhar] para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

Quando você cobiça o que não é seu você está pecando.



Boca 
A  Bíblia diz que falamos do que o coração está cheio.

Efésios 4:29; 5:4

"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. Nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças.

Quantas pessoas não sabem falar e calar na hora certa. Dentro do relacionamento conjugal as piores brigas acontecem porque não sabemos controlar a nossa boca.

Precisamos pedir a Deus para que Ele nos ensine a guardar os nossos lábios

"Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios! (Sl 141:3)

Pv 4:24 Desvia de ti a malignidade da boca, e alonga de ti a perversidade dos lábios.

Nossa boca foi criada por Deus como um instrumento para profetizar as Suas bênçãos. Na hora da raiva se você tiver vontade de falar, louve.

O que você tem dito em casa?
Você tem falado mal do seu cônjuge ou do seu pastor na frente dos seus filhos ou tem falado bem?

Fale bem da sua família, do seu cônjuge e de seus filhos.


Ouvido
O que temos escutado pode nos contaminar ou nos abençoar. Não fomos chamados para ouvir qualquer coisa. Nossos ouvidos precisam estar sensíveis a voz do Espírito Santo, pois assim não cometeremos erros.
A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Não fomos chamados para ouvir relatórios de catástrofe. Fomos chamados para ouvir as estratégias do coração de Deus, para nossas famílias.


Cuidado com o que você ouve.

Não façamos como Eva que deu ouvido a serpente.
 Mãos
Salmos 24
3 Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar?
4 O que é limpo de mãos e puro de coração,que não entrega a sua alma à falsidade,
nem jura dolosamente.
Não suje suas mãos,  não troque sua salvação por um prato de lentilhas.

Pés
Onde temos plantado nossos pés. A Palavra de Deus diz que os pés que anunciam as boas novas são formosos.

Sl 25:15 ... pois ele tirará do laço os meus pés.

Não vá aonde Deus não te mandou ir. Fuja da aparência do mal.
Se você estiver envolvido por um laço há uma promessa de Deus de livramento sobre a sua vida se você decidir estar fechando as brechas e guardando as portas de entrada.

Como casal precisamos ter nossos pés plantados na casa do Senhor.

Querido casal, talvez você tenha passado por tantas lutas e tenha esfriado nos sonhos de Deus para sua família. Mas, não desista, apegue-se na Palavra de Deus que tem promessas para sua vida e toda a sua casa.

Isaías 30:21 que diz: "quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai nele;


ALGUNS CONSELHOS:
MARIDOS:
Amai as vossas esposas com amor sacrificial.
ESPOSAS:
Sede submissas em tudo aos vossos maridos, pois isso agrada ao Senhor.
PAIS:
Não irritei vossos filhos, mas os admoestais em amor.
FILHOS:
Honrai vossos pais para que sejam prósperos.

S
• 0 marido deve ajudar a esposa nos afazeres do lar
• Alimentação em família
• Momentos de lazer
• Prontidão para ouvir
• Interesse pela vida dos filhos
• Observar uso da internet
• Devocional em família
• O não também faz parte da educação
• Tratar mágoas e ofensas
• Surpresas
• Manifestação de afeto
Por que o Diabo tem sede em acabar com os casamentos? Porque a família é a base da sociedade e o casamento é a base da família, por isso precisamos proteger o casamento.
 E como faremos isso? Nos revestindo da completa armadura de Deus, tendo Jesus como alicerce de nossa família, amando a Deus em primeiro lugar e nossa família em segundo, dando oportunidade para um diálogo aberto entre os membros da família e sendo um exemplo do caráter de Cristo dentro e fora de casa. Que o Senhor nos abençoe e nos fortaleça para vencermos mais esta batalha


É tempo de conquistarmos e mantermos uma família feliz!