segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Como manter a família feliz - parte 3


A taxa de homicídios entre os jovens de 15 a 24 anos cresceu de 30 para 52,9 por 100mil habitantes entre 1980 e 2008.
De 1,1 milhão de meninas de 15 a 19 anos que dão a luz a cada ano no Brasil, cerca de 25% já têm filho.
 O  número de usuários só de crack está em tomo de 1,2 milhão e a idade media para inicio do uso é 13 anos.
A cada quatro casamentos realizados no Brasil um acaba em divorcio.
70% dos divorcios são feitos pelas mulheres.
Mais de 10% da população brasileira se declarou homosexual.

É para evitar que estas taxas continuem aumentando que devemos lutar para termos famílias segundo o coração de Deus.
Quando alcançamos uma família feliz, temos unção para resgatar famílias, a partir da nossa casa, que é a base do trono de Deus.

Alcançar êxito na vida familiar  é algo simples, mas não tão fácil. Três são os pilares que sustentam uma família feliz.
Amor incondicional (altruísmo)
Diálogo
Exemplo

Amor incondicional (altruísmo)
Cônjuge – mesmo diante dos defeitos, mal humor, tpm, etc...
Filhos – mesmo diante de rebeldia, irreverência, vícios e desobediências.
Pais – mesmo diante do abandono, das surras e das rabujices.
Diálogo
Cônjuges – evita mal-entendidos, confusões, mágoas e fortalece o relacionamento.
Filhos – evita problemas comportamentais e futuros (drogas,sexo, etc.) e promove a união.
Pais – evita a preocupação exacerbada e promove a união .
Exemplo
Filhos – aprendem com os olhos e não com os ouvidos.

Talvez você esteja se perguntando, não estaria faltando um pilar nesta família? Não. Está faltando o alicerce que dá estabilidade aos três pilares, Jesus. Jesus é a base onde toda família feliz tem seu início.
A família começa no casamento.
Quando uma pessoa entra em aliança com outra pelo casamento, na maioria das vezes ela espera ser feliz. Porém, a Bíblia nos ensina um princípio: que é dando que se recebe. Então, a mentalidade precisa ser mudada e ao entrar em aliança, o maior desejo do coração do cônjuge deve ser fazer o outro feliz, quando isso acontece a recíproca torna-se algo natural. Quando fazemos o outro feliz a conseqüência é sermos felizes.


O casal que sonha ver o cônjuge feliz prospera.

Mas, para alcançarmos essa plenitude é necessário fecharmos algumas brechas e guardamos algumas portas. Satanás tem trabalhado para destruir as famílias, mas Deus quer nos ensinar a rota da felicidade.

Vejamos algumas brechas que podem ser fechadas se guardarmos as portas de entrada:



Olhos
Temos que guardar os nossos olhos, pois o que vemos pode ou não determinar se teremos uma família feliz. Muitas vezes colocamos nossos olhos em coisas que não agradam o coração de Deus por serem prejudiciais para nossas vidas e famílias.

Tudo o que vemos e ouvimos vai direto para a alma.

Quantas vezes perdemos tempo em frente à TV e a INTERNETe não investimos nem um tempinho que seja para meditarmos na Palavra que tem as fontes de verdade que podem transformar as nossas casas.


Uma pesquisa realizada por alunos da USP em 1990, que baseou sua amostragem nas quatro principais redes de TV nacionais entre as 08:00 da manhã e meia noite, indicou que ao final de uma semana, se teria assistido a:
-          1145  cenas de nudez
-          276 relações sexuais
-          72 palavrões
-          707 brigas e facadas
-          1940 tiros
(a semana amostrada foi 28/05 a 03/06/90 a pesq
uisa foi citada na reportagem Sexo e Violência na TV da Revista Veja). De lá pra cá estes números só pioraram.

Qual seria o efeito de tudo isto na cabeça das crianças, adolescentes e jovens??
A contínua insistência da programação televisiva nos temas ligados à violência, seqüestros, terrorismo, vai pouco a pouco tornando as pessoas insensíveis e indiferentes ao sofrimento.

Contudo, se por um lado a TV:
  1. traz informação,
  2. torna acessível teatro, música e esportes,
  3. faz companhia para idosos e doentes,
  4. exercita a memória, desenvolve a atenção e pode também ser um auxiliar educativo,

Não podemos esquecer que:
  1.  limita a atividade física e a conseqüente passividade física e mental que impõe as crianças, e ao contrário do que se pensa, a televisão não estimula, mas  reduz a capacidade imaginativa, por apresentar imagens já prontas;
  2. faz de tudo para conseguir o que deseja, estimula “a lei do mais forte” e do “vale tudo”;
  3. desperta o interesse pelo sexo de forma precoce e dissociada da visão do amor e do casamento;
  4. estimula a sensibilidade superficial – emociona-se com o drama e esquece a vida real.
  5. desenvolve a tendência para o menor esforço, enfraquecendo a vontade e a capacidade de lutar por atingir as metas que a pessoa se propôs.
  6. transforma o lazer numa atividade individual, solitária ao invés de ser um tempo destinado a comunicação e ao relacionamento com os outros.
  7. Alto poder de absorção, a pessoa fica tão ligada na TV que para outra pessoa conseguir sua atenção, as vezes precisa gritar.
  8. Bloqueia o raciocínio
  9. Causa problemas circulatórios

Ideologias camufladas, mensagens subliminares, ataques formais ou disfarçados com ironia à moral, à família, a crenças e valores fundamentais, misturado com a pornografia, sordidez e falsa naturalidade são apresentadas em cenas chocantes, em chamadas nos horários nobres.
Segundo o professor Haim  Grunspun da PUC –SP  “ a televisão brasileira enveredou por um caminho que não está ligado a educação do povo, nela ninguém se preocupa com as crianças, com seu futuro sexual e com as gerações que se estão formando na frente do vídeo”.
            Alguns desenhos infantis, dados como inofensivos são verdadeiras ameaças pra nossas crianças, como o Bob Esponja, um personagem com uma inclinação homossexual. Nós não percebemos mas esta mensagem vai direto pro subconsciente da criança e mais tarde quando ela se deparar com um amiguinho que se pareça com o Bob Esponja, ela vai achar normal e até bonito, porque a TV condicionou seu cérebro a isso. A criança tem uma capacidade de absorção muito maior que a do adulto, por isso elas são o principal alvo.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Medite e pratique

Amnésia      


        O amor é o que o amor faz. Então faça feliz a quem você ama.  Imagine que numa certa manhã você acorda assustado ao ser jogado de sua cama no chão com sua esposa aos gritos perguntando quem você é e te mandando sair do quarto dela, senão irá chamar a polícia. E você ainda meio atordoado sem saber o que está acontecendo, tenta entender toda aquela histeria, quando de repente se dá conta que a sua mulher está com amnésia e não se lembra mais de você. Então você passa o dia inteiro mostrando fotos e vídeos a ela na esperança de que ela se lembre de você e do amor que os uniu. O dia vai passando e a noite chegando e não mais que de repente você se dá conta que o olhar apaixonado de sua esposa por você voltou. Ufa! você conseguiu fazer com que ela se apaixonasse por você novamente. Então a madrugada avança e ela adormece, como de costume, em seus braços e você pode finalmente dormir em paz, com a certeza de dever cumprido e que amanhã tudo voltará ao normal e você poderá dizer a si mesmo: não passou de um susto! 
       A manhã chega e você levanta antes dela, vai que você acorda no chão outra vez. Então você vai até à cozinha e prepara aquele café da manhã e leva pra ela na cama e quando ela abre os olhos... aquele café que você fez com todo o carinho voa pelos ares e os gritos de desespero começam e você pensa: de novo nãoooo! Então você a acalma e explica o que está acontecendo. E a sena de ontem se repete e continua se repetindo todos os dias seguintes. Aí você se dá conta que pelo resto de suas vidas você terá que conquistá-la todos os dias.  Já imaginou se isso acontecesse com você? Não? Pois alguém já pensou em algo parecido. O roteirista  George Wing escreveu o filme "como se fosse a primeira vez" onde Henry Roth se apaixona por Lucy que sofre de amnésia e todos os dias quando acorda não se lembra de nada do dia anterior. Eles se casam e todos os dias ele tem que conquistá-la. Talvez você esteja pensando que só um louco se casaria com uma mulher que todos os dias ao acordar se esquece que ele existe. Serei obrigado a discordar, pois só um homem que ama muito e não tem medo de expor seus sentimentos estaria disposto a se casar com uma mulher que todos os dias irá esquecer que ele existe.
       Num primeiro momento talvez, vejamos apenas as dificuldades, que não são poucas, mas que tal olharmos para os benefícios: Se ela se esquece de tudo o que aconteceu no dia anterior, isso quer dizer que ela também se esquece de todos os furos que você deixou durante o dia, todas as palavras ásperas, todos os beijos e carícias que você reteve, do seu mal humor, e todas aquelas coisas que as esposas reclamam e que nós continuamos a fazer todos os dias. Na verdade quem sofre de amnésia constante somos nós, porque continuamos a repetir os mesmos erros como se fosse a primeira vez que os cometemos, e deles, elas já mais se esquecem. Imagine que benção seria você ter a oportunidade de conquistá-la todos os dias sem o medo de ouvir aquela terrível frase: tá pensando que eu me esqueci? ( do furo que você deu ontem, na semana passada, no mês passado, no ano passado, no...)
       Graças a Deus que nossas esposas não sofrem deste tipo de amnésia. Agora, não é só porque elas não têm amnésia que não temos que conquistá-las todos os dias. Tente ganhar o coração dela todos os dias. Pense a cada dia, numa forma diferente de demonstrar o seu amor. Surpreenda-a a cada dia. 
       Lembre-se de uma coisa: as mulheres não atribuem valores diferentes a demonstrações de carinho diferentes. Para uma mulher, uma rosa tem o mesmo valor que um par de sapatos. O que importa pra ela é o sentimento que está por trás do presente ou do gesto de carinho. O que vale mesmo, é saber que você em algum momento do seu dia corrido, lembrou-se dela. Use sua imaginação, faça feliz a mulher que você ama e seja feliz ao lado da esposa que Deus te deu.
No amor de Cristo,
Pr. André Sabatini  




Ef 5:28
 Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Como manter a família feliz – parte 2

MODELOS CLÁSSICOS DE FAMÍLIA
¨ Nuclear – pai,mãe e filhos (Sagrada Família).
¨ Extensa – modelo patriarcal de Casa Grande e Senzala – Familias de 3 ou quatro gerações.
¨ Monoparentais – com base na viuvez.

NOVOS ARRANJOS FAMILIARES
¨ O padrão de família no Brasil apresentou algumas mudanças nas últimas décadas do século XX. Dentre essas, se destacam:
• Queda substancial do tamanho da família;
• Aumento do número de famílias do tipo mulheres sem cônjuge com filhos;
• Aumento do número de famílias cujas pessoas de referência são mulheres.

Funções da Família.
1) biológicas: procriação, satisfação sexual, proteção à prole;
2) ecológica: ordenamento do espaço através das habitações ( aqui o conceito de família associa-se ao de lar);
3)econômicas: produção ( em declínio a partir da introdução do sistema fabril de produção), consumo ( em ascensão), manutenção e ampliação da propriedade.
4) psicossocial: identificação pessoal; afetividade, intimidade e segurança; hospitalidade.
5)social: atribuição de status;controle social; proteção à velhice e aos membros em geral.
6) culturais: herança cultural e lazer.
7) políticas: orientação ideológicas.
UNIÕES SEXUAIS
¨ União: no ajuntamento de indivíduos do sexo oposto sob a influência do impulso sexual.
¨ Matrimônio ou casamento: modo pelo qual a sociedade humana estabelece as normas para a relação entre os sexos (homem e mulher).
¨ Cabe ao Estado proteger esta família, para que ela possa continuar a ser lugar de:
• REGULAÇÃO SEXUAL
• REPRODUÇÃO
• SOCIALIZAÇÃO
• AFETO
• PROTEÇÃO
• EDUCAÇÃO ...
Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
§ 3º - Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.
Graça e paz Amados e Amadas,

 Pedimos perdão pela nossa ausência. Ficamos um tempo sem postar devido as nossas muitas atividades e como o blogger mudou algumas configurações não recebemos os seus comentários em nosso e-mail. Só hoje enquanto mudava o layout do blog vi os comentários, prometemos responder cada um e a partir de hoje voltaremos a postar com mais regularidade. Estamos preparando um seminário para casais. O tema será "Restaurando a Família". Se quiserem nos convidar para ministrar em suas igrejas é só deixar um recadinho e fiquem tranquilos, não cobramos para ministrar a Palavra do Senhor. Fiquem na Paz do Nosso Senhor e até a próxima postagem.

sábado, 15 de outubro de 2011

Como Manter a Família Feliz –parte 1

Salmo 128
Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho das tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor. De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida, e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel.
Esse salmo tão bem escrito por Davi, nos dá um perfil de uma família feliz. Desde o princípio o desejo do coração de Deus é que seus filhos tenham famílias estruturadas e felizes.
Toda família que teme ao Senhor colhe os frutos de sua obediência: um bom casamento e uma família ajustada. Essas são as maiores bênçãos da vida, muito mais que bens materiais.
A família é a base da sociedade e o casamento é a base da família, por isso precisamos proteger o casamento.
Antes precisamos definir o que é família.
¨ DEFINIÇÃO JURÍDICA:
A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 2006), no seu art. 5o, II, que a família deve ser “compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa"
¨ DEFINIÇÃO RELIGIOSA:
Família constitui uma dimensão fundamental da sociedade. A família – hoje é necessário precisá-lo – é entendida como união entre um homem e uma mulher, necessariamente referida à geração dos filhos e publicamente reconhecida pelo contrato matrimonial. (Scola, 2003, p.211)
¨ SOCIOLÓGICA
Uma associação de pessoas que escolhe conviver por razões afetivas e assume um compromisso de cuidado mútuo e, se houver, com crianças, adolescentes e adultos. (Szymanski, 2002, p. 9);
¨ PARA INSTITUTOS DE PESQUISA
Família é o grupo domiciliar. Assim, nos censos demográficos e outras pesquisas domiciliares (tipo PNAD), o alcance máximo de uma família vai até os limites físicos da moradia.
Uma mesma família (definida pelos laços de parentesco e de ajuda mútua) que ocupe dois domicílios é contabilizada como duas famílias (Alves, 2007)


¨ LÉVI STRAUSS( 1974:17)
“A família é um grupo social que tem origem no casamento, é uma união legal com direitos e obrigações econômicas, religiosas, sexuais e de outro tipo. Mas também esta associado a sentimento como o amor, o respeito ou o temor”.